Portfólio

 Available in English (US)








 Eu comecei a programar no começo de 2013, quando decidi fazer um curso online de Java através do YouTube. Este me ensinou toda a lógica de programação e alguns dos conceitos matemáticos, até eu desistir dele. Porém, não desisti da programação, já que tomei o conhecimento que adquiri do curso e apliquei em Lua, quando comecei a criar modificações de um jogo escrito nesta linguagem, utilizando o framework LÖVE 2D. O jogo em si era Mari0, e a modificação foi Mari0 +Portal (que mais tarde se tornou Mari0:HEC). Depois disso, meu conhecimento de Lua e LÖVE cresceu exponencialmente, e passei de modificar à criar meus próprios projetos. Por hora, esta é a única linguagem de programação e framework com os quais estou familiarizado, mas pretendo aprender outras e melhorar minhas habilidades de programação. Aqui estão alguns dos meus melhores projetos:




Aqui estão alguns dos meus programas, escritos em Lua utilizando o framework LÖVE 2D. Todos eles, e mais, podem ser encontrados nos Fóruns LÖVE2D.


Gerador de Padrões

Este programa foi feito para aqueles que precisam de acesso rápido à padrões geométricos customizáveis, com mudanças em tamanhos, cores, imagem de saída, etc. Com este programa, você pode imprimir seu próprio papel quadriculado, renderizar texturas repetidas ou gerar novas texturas para seu jogo, arte, etc. Se você não conseguir gerar um padrão que te satisfaça, você pode criar o seu próprio, já que este software tem suporte completo para conteúdo customizado, assim como documentação para guiá-lo!





Neste projeto, eu decidi experimentar com protetores de tela. Eu escrevi um programa que não apenas roda um protetor de tela interativo, mas também carrega protetores de tela customizados com suporte completo à interação. Apesar de não ser um protetor de tela por si só, mas sim um programa que atua como um, você pode facilmente convertê-lo para um protetor de tela real ao transformar o executável em um arquivo .SCR!



Um programa que é tanto um jogo quanto um emulador ao mesmo tempo, enquanto também atua como um sub-framework para criadores de minigames. Apesar de só conter os jogos Snake e Tetris (e uma pequena demo 3D), ele contém uma biblioteca extensiva e suporte à conteúdo customizado, como a aparência do simulador, novos minigames, várias telas, etc. Você pode jogar tanto com o seu teclado quanto o mouse, e também ter todo tipo de configurações customizadas em cada jogo! Ele possui documentação sobre como criar skins personalizadas e como criar seus próprios jogos, assim como implementar todas as novas funções gráficas embutidas no simulador, para facilitar a criação de jogos para todos!













Para aqueles que não estão familiarizados com programação, uma biblioteca é um conjunto de códigos criados para ajudar outras pessoas com seus próprios projetos. Pense nisso como "plugins de códigos", se preferir. Assim como criar projetos bem-formados leva tempo, criar bibliotecas funcionais, livres de erros e intuitivas pode levar o mesmo tempo. Aqui estão algumas das minhas bibliotecas. Mais como essas podem ser encontradas nos Fóruns LÖVE2D.


Animações de Caminho Simples

 Isto era pra ser, como o nome sugere, uma simples biblioteca para auxiliar animações em um caminho pré-definido, mas cresceu fora de proporções quando comecei a encher esta "tech demo" com todos os tipos de funções e efeitos extravagantes. Apesar da demo ser bem divertida de usar, a biblioteca em si é boa, compacta e confiável, e funciona bem em praticamente quaisquer circunstâncias: caminhos lineares, curvos, polígonos, o que você quiser!






Esta biblioteca foi criada para auxiliar desenvolvedores de jogos mobile, na forma de um controle analógico com diversas opções de customização, permitindo ao programador adaptá-lo para todas as necessidades de seus jogos. Completamente compatível com PC, Android, iOS e basicamente qualquer outra plataforma suportada pelo LÖVE.



Esta biblioteca, adaptada do meu Gerador de Padrões, foi criada para auxiliar programadores que precisam de uma forma simples, porém elegante, de alternar entre itens de uma determinada lista. Estes poderiam ser mapas em um jogo, fotos em um álbum, ferramentas em um inventário ou... bem, padrões num Gerador de Padrões. É bem flexível, permitindo tamanhos customizados, direção de movimento, velocidade, cores, quantidades, etc.





Como o nome sugere, esta é uma biblioteca rápida criada para incluir todos os tipos de gradientes ao LÖVE, já que o framework não possui suporte para eles ainda. Fácil de usar, permite até 5 tipos diferentes de gradientes, os quais você pode encaixar em qualquer forma desejada, com todos os tipos de transformações necessárias para fazê-los encaixar, assim como permitir que você mude as cores dos gradientes à vontade.













 Apesar de não ser nenhum DaVinci, eu tenho uma boa coleção de desenhos, pixel art, animações e modelos 3D. Não são nada extraordinários, mas eu costumo fazer um bom trabalho sempre que algo do gênero é necessário. Aqui estão alguns exemplos de algumas das minhas melhores imagens:


Versão cartoonizada de Nockscitney e LB,
baseado no jogo cooperativo[1][2] deles.





Uma versão cartoonizada de mim mesmo,
como prática em diferentes estilos de arte.
Minha versão de um personagem chamado
Badaboom, criado por TimbleThimble.




Design de logo de caveira, baseado no
avatar do usuário Konclan.





















Meu "OC", enquanto eu praticava com uma mesa
digitalizadora para conseguir melhor sombreamento.



Um desenho de papel e lápis com
uma camada de pintura digital.




























Um desenho digital cartoon de Indiana Jones
para uma competição de personagens de jogos.

Uma animação de teste que fiz em
papel e depois colori digitalmente.























Uma animação que fiz para celebrar
1000 tweets no Twitter



Uma versão pixel art de GLaDOS
que fiz para um mapa de Mari0.







Outra animação, mas desta
vez feita em 3D.



Por fim, uma animação em pixel art baseada em
Cave Story, feita para uma competição de pixel art.





















 Eu amo criar conteúdos para jogos tanto quanto eu amo criar jogos, então aqui estão alguns dos mapas e modificações que eu fiz.






 Como o meu jogo favorito de todos os tempos, eu pus muito tempo e esforço nele, tanto jogando-o quanto criando conteúdo para outros jogarem. Aqui estão alguns de meus melhores puzzles, todos feitos com o editor de fases embutido no jogo, sem modificações (decidi abrir uma exceção para o Beemod, que me permite criar fases de um portal) ou ferramentas externas. Eu acredito que um bom puzzle pode ser feito com poucas ferramentas e muita criatividade, e este tem sido meu "slogan" para fases customizadas:




 "Quality Control" (ou "Controle de Qualidade") é uma série de mapas focados em elementos de puzzle específicos de Portal 2, as diferentes formas como podem ser utilizados, e suas variações. É um experimento em o quanto pode ser alcançado em um mapa se você usa um único item estabelecido de maneiras únicas.







 "Primary Fire", ou "Fogo Primordial", é uma série de mapas que dão ao jogador apenas um portal para usar, enquanto o outro é estático. Estes são alguns dos meus melhores e mais inteligentes mapas, e pelos quais eu mais sou conhecido.









 Apesar de muitos dos meus mapas antigos serem ruins em termos de design e qualidade de puzzle, eu decidi deixá-los na minha oficina como uma forma de mostrar e avaliar meu desenvolvimento pessoal através dos anos. Todos os meus mapas de Portal 2 estão contidos nestas.








 Estes são alguns dos meus mapas favoritos feitos por mim, que apesar de estarem presentes em uma ou mais coleções acima, ainda merecem um destaque especial.


Partnership

 "Parceria", atualmente meu mapa favorito, é um puzzle de um portal com funis que é tanto único quanto tem boa aparência.







Quality Control: Buttons

 "Controle de Qualidade: Botões". Votado um dos melhores mapas de Portal 2 de todos os tempos, foca nos diferentes botões e suas funções.



Total Recall

 Nome baseado no filme "O Vingador do Futuro". Para variar dos meus mapas de "bugigangas", este é um puzzle puramente lógico, que não requer habilidades ou velocidade, mas apenas pensamento lógico e fora da caixa.


Grateful

 Um trocadilho de "Agradecido" com "Grade", é um dos meus puzzles mais recentes, que foca não em um dos elementos de puzzle principais, mas sim numa peça de criação de fases muito negligenciada: grades.





 Mari0 é um jogo 2D escrito em Lua usando o framework LÖVE 2D. Na verdade, é o jogo que me iniciou na programação. É um crossover de Portal 2 e Super Mario Bros. Aqui estão alguns de meus mapas e mods para ele.



 "Pop A Portal", ou "Dispare um Portal", é um mappack baseado em Portal 2, com câmaras cobertas por vegetação, Aperture antiga e até mesmo testes destruídos por Wheatley. Completo com gráficos customizados e novos elementos de teste.






 "Portais Azuis". Um mappack baseado no mod original "Blue Portals" para Portal 1, que adiciona seus novos elementos de teste e os visuais apresentados no original, completo com novos puzzles.






 "Curved Science", ou "Ciência Encurvada", é um mappack feito com o intuito de experimentar com curvas e formas irregulares. Vem com gráficos customizados e novos elementos de puzzle.






 Abreviatura de "Entidades e Customização de HugoBDesigner", e formalmente conhecido como Mari0 +Portal, este mod foi criado na minha primeira interação com a programação. Começando como um carregador de gráficos customizados, rapidamente cresceu para incluir todo tipo de nova funcionalidade, desde melhorias no editor, carregador de vários sons e novos modos de jogos à novas entidades, mais configurações e telas customizáveis de todos os tipos. Por ser um projeto iniciado quando comecei a programar, ele tem muitos problemas, mas é o software que combina tanto minhas habilidades passadas e presentes de programação.

No comments:

Post a Comment